sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Portugal antes da hora

E a fase em que os intercambistas desconhecidos continuam se conhecendo continua. Dez pessoas em uma mesa de bar, lutando para extrair pedaços da vida do outro. Seria um reality show, se eu já não tivesse todos os direitos reservados nesse blog, claro. Aliás, eu geralmente uso bisturis pra esse tipo de coisa, mas ontem acabei esquecendo o meu em casa, então teve que ser na mão mesmo.

O estranho é que, de umas semanas para cá, tenho tido esses relâmpagos de momentos em que eu já me sinto viajando. Verdade, viajar não é um ato, está mais mesmo para uma condição mental. Quando você sente que o desconhecido te ronda, de alguma forma. Portugal para mim é isso, o desconhecido absoluto que vou desbravando, com facões a tirar mato da minha frente e com pé descalço desses que pisam em grama e se sujam de barro que vou ter de limpar depois na própria grama. Por enquanto, estou arrancando os galhos e o mato da minha frente em mesas de buteco cheias de intercambistas. Meu Portugal, por enquanto, é feito de pessoas e de palavras.

...

Enquanto isso, o visto não sai porque ainda não tenho carta de aceite original da UNL. Dizem os boatos que, para ser aceito, tenho que passar por rituais de passagem que parecem envolver três bacalhaus com uma cara parecida com a do Cristiano Ronaldo, uma tábua de madeira do assoalho do sótão de uma caravela portuguesa, um CD de fado composto por um músico do Nepal (junto com um pedaço da orelha do seu cachorro), claro, fotocópias autenticadas de tudo isso.

(aliás, sim, esse blog pode saltar de momentos poéticos para momentos irônicos ou sem graça sem avisos prévios. não nos responsabilizamos pelas oscilações de humor do nosso blog. assim como os funcionários da embaixada de portugal...)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ora pois, o que vejo aqui?

Encontrei o famoso blog (ainda não tão famoso porque a divulgação parou na primeira felizarda - importante registrar que ela não recebeu o link, mas o encontrou sozinha).

Me sinto meio que assim também...
Já viajando através das pessoas, dos sites, dos filmes, dos guias, das imagens que crio pra mim...
E dá um frio na barriga pensar que tudo isso é um grão de areia perto de tudo que estar por vir.
Medo e desejo. Euforia e ansiedade.

Que venha Portugal!!!

beijos
(e lembrei porque talvez não consiga levar o projeto de blog adiante..veremos!)